O esporão pode ser compreendido como uma proeminência óssea que cresce. Podemos chamá-los de osteófitos, entesófitos ou popularmente de bico de papagaio.
Eles são encontrados em diversos locais do corpo. No calcâneo podemos encontrar dois tipos. Um na inserção do tendão de Aquiles e outro na região da sola do calcanhar – o esporão do calcâneo.
O esporão do calcâneo representa um crescimento ósseo na parte de baixo do osso do calcanhar – o calcâneo. Esse esporão cresce de forma paralela a sola do pé e quase nunca causa dor.
Ele geralmente é causado por forças de tensão da fáscia plantar. Conforme a fáscia plantar encontra-se curta e é progressivamente tensionada ela começa a inflamar na sua inserção no calcanhar e cria uma calcificação – o esporão do calcâneo.
Dessa forma o esporão é consequência da fascite plantar, ele não causa dor e o que realmente dói é a fáscia que está inflamada ou cronicamente degenerada.
O esporão do calcâneo é uma ponta de osso que cresce na parte inferior do calcâneo, no local onde se origina a fáscia plantar.
O esporão do calcanhar se desenvolve ao longo do tempo, pela tração progressiva de uma fáscia plantar inflamada. A maioria das pessoas não percebe que tem o esporão no calcanhar até procurar atendimento por dor no calcanhar. Na verdade a causa da dor que motiva a pessoa procurar o ortopedista não é o esporão e sim a fascite plantar.
Sendo assim a remoção do esporão do calcâneo não melhorará a dor, uma vez que é a fáscia plantar que está doendo.
A fascite plantar e o esporão do calcâneo coexistem no paciente, mas não são a mesma coisa.
Acontece quando a fáscia está inflamada ou degenerada, funcionando de forma inadequada. Geralmente causa a dor intensa no calcanhar que vai e vem ao longo do dia, pior nos primeiros passos do dia. A dor diminui quando o paciente anda um pouco, mas retorna após o repouso.
É uma consequência da fascite plantar, a maioria das pessoas não sente dor no esporão do calcanhar. Quando o volume ósseo do esporão dói ele está relacionado a uma inflamação causada no osso pela tração da fáscia.
é uma consequência da fascite plantar, a maioria das pessoas não sente dor no esporão do calcanhar. Quando o volume ósseo do esporão dói ele está relacionado a uma inflamação causada no osso pela tração da fáscia.
Normalmente o paciente sente dor na região da sola do calcanhar bem na inserção da fáscia plantar.
Na maior parte dos casos a dor é mais intensa nos primeiros passos do dia, ou ao se levantar após ficar sentado por alguns minutos. A dor ameniza conforme o paciente anda um pouco, mas pode piorar durante a prática de atividades físicas.
Basicamente o paciente procura atendimento pela dor causada pela fascite plantar e durante a investigação com exames de imagem, identificamos a presença do esporão plantar.
Pelo que foi exposto até agora, compreendemos que na verdade não procuramos pelo esporão do calcâneo, mas sim investigamos uma possível fascite plantar.
O raio X do pé não mostra diretamente a fáscia plantar, mas pode dar sinais indiretos da doença, como associação com deformidades do arco (pés cavos) e o esporão do calcâneo.
A ressonância magnética não é sempre necessária, uma vez que o diagnóstico da fascite plantar é feito de forma clínica na maior parte dos casos. Porém, nos casos de evolução prolongada ou de dúvida diagnóstica a ressonância é muito útil, e podemos avaliar diretamente a fáscia e sinais de lesão em outras estruturas.
Ressonância Magnética do retropé. Observem que no esporão encontramos a fáscia espessada. É essa estrutura que traciona o osso e cria o esporão.
O esporão de calcâneo normalmente não necessita de tratamento. Por outro lado, a fascite plantar, que é seu fator causal, necessita.
O tratamento conservador geralmente é eficaz e consiste em:
Terapias adjuvantes como infiltração e ondas de choque eventualmente podem ser necessárias.
Vários fatores aumentam o risco de desenvolver esporão do calcâneo. Alguns deles podemos mudar, entre eles citamos:
O esporão do calcâneo normalmente não causa dor e não necessita diretamente de tratamento. É importante compreendermos que ele é causado por uma outra patologia, que leva a dor e essa sim necessita de tratamento.
O tratamento adequado se inicia com o diagnóstico da causa da dor na sola do calcanhar. Apesar de existirem outras patologias, a fascite plantar está amplamente relacionada à dor na planta do calcanhar e com o aparecimento do esporão do calcâneo.
Dessa forma na maior parte dos casos o tratamento conservador da fascite plantar é suficiente para curar a dor do paciente, sem a necessidade de abordar cirurgicamente o esporão. Medidas como alongamento da cadeia posterior e uso de calçados adequados são excelentes estratégias no tratamento.
O tendão calcâneo, também conhecido como tendão de Aquiles é o mais forte do nosso…
Artrose do tornozelo, também conhecida como osteoartrite do tornozelo, é uma lesão na articulação que…
A artrose, também conhecida como osteoartrite, é uma lesão na articulação que causa dor, inchaço,…
A pele da sola do pé e da palma da mão responde à sobrecarga formando…
Pessoas com pés planos, também conhecido como pés chatos, quando estão em pé não apresentam…
Em 1912, Dr. James Warren Sever descreve uma patologia que causa dor no calcanhar de…