Pé e Tornozelo

Doença de Sever: o que é, sintomas, causas e tratamento

Em 1912, Dr. James Warren Sever descreve uma patologia que causa dor no calcanhar de crianças e adolescentes. É bastante comum, causando dor na parte de trás calcanhar de crianças e adolescentes, piorando com atividades físicas, principalmente de alto impacto.

O que é a doença de Sever

Atividades físicas de impacto – como salto, vôlei, futebol, atletismo – podem favorecer o impacto na placa de crescimento do osso do calcâneo (o osso do calcanhar), causando inflamação e dor.

Crianças e adolescentes tem um tecido especial – a fise de crescimento, também chamada de cartilagem de crescimento ou placa de crescimento – o qual permite que o crescimento ósseo até atingir a maturidade. No final do crescimento a fise se transforma em osso.

Localizado na parte de trás do calcanhar encontra-se a placa de crescimento do osso calcâneo, unindo o corpo e a apófise do calcâneo (Figura 1). As tensões do tendão calcâneo e da fáscia plantar e os impactos do solo, são transmitidos da apófise para o corpo através da placa de crescimento.

A transmissão dessas forças de tensão e compressão pela placa de crescimento, predispõe a uma inflamação na região da fise e apófise do calcâneo. Então a Doença de Sever é uma inflamação na parte de trás do calcanhar, causada pelo impacto de atividades esportivas, exclusivamente em crianças e adolescentes. Podemos chamar também de apofisite do calcâneo ou osteocondrite de Sever.

Radiografia do pé à esquerda, Ressonância magnética do retropé à direito. Criança de 11 anos
Seta azul – cartilagem de crescimento / Seta branca – corpo do calcâneo / Seta amarela – apófise do calcâneo

Quem pode ter a doença de Sever

É uma patologia exclusiva de crianças e adolescente, já que é necessário ter a cartilagem de crescimento para que ela ocorra. É mais comum em meninos que meninas, acometendo a faixa etária entre 8 e 14 anos de idade (mais precoce nas meninas).

Os fatores de riscos são:

  • Correr e pular com frequência, especialmente em superfícies duras.
  • Participar de esportes de alto impacto, como ginástica, futebol, vôlei e basquete.
  • Ter sobrepeso/obesidade.

Apesar de ser denominada “Doença” ela não é contraída nem transmitida, é uma inflamação de causa mecânica, e autolimitada – assim que a cartilagem de crescimento se funde com o restante do osso, ou a sobrecarga diminui a dor cessa.

Sintomas da doença de Sever

O sintoma mais comum é a dor na parte posterior do calcanhar. A dor pode fazer com que as crianças andem na ponta dos pés ou manquem.

Os sintomas da doença de Sever são semelhantes aos da fascite plantar, apesar de terem causa diferentes. Os sintomas da doença de Sever incluem:

  • Dor em um calcanhar ou em ambos os calcanhares (a maioria das crianças relata dor em ambos os calcanhares).
  • Sensibilidade e dor que pioram com as atividades físicas (especialmente pular e correr em superfícies duras) e melhoram com o repouso.

Diagnóstico

A história clínica e a faixa etária do paciente geralmente é muito típica. No exame físico podemos encontrar vermelhidão, inchaço, irritação nos calcanhares e encurtamento do tendão calcâneo, que não são sinais exclusivos da patologia. Por isso muitas vezes utilizamos exames de imagem para complementar a investigação diagnóstica.

A radiografia com carga é importante para avaliar o formato do pé, corpo do calcâneo e epífise. A ressonância magnética nos permite uma avaliação direta da fise de crescimento, mas principalmente, permite a avaliação de diagnósticos diferenciais para podermos descartar outras condições, em situações que seja necessário.

Tratamento

Os sintomas da doença de Sever melhoram com o tratamento conservador. O objetivo é controlar a dor e conseguir controlar o fator mecânico causal. É importante lembrar que é uma patologia benigna e autolimitada, apesar de que alguns casos possam demorar meses para melhorar.

O tratamento da doença de Sever é feito com:

  • Analgésicos ou anti-inflamatórios não hormonais para melhorar a dor.
  • Diminuição de atividades físicas, principalmente as mais intensas e de maior impacto.
  • Modificação do padrão de calçados.
  • Em casos de dor prolongada e mais intensa é possível ser necessário o uso de órteses.
  • Alongamento da cadeia posterior com exercícios de fisioterapia.

Resumo

A doença de Sever é uma patologia que acomete crianças e adolescentes, pelo impacto da atividade física na cartilagem de crescimento e a região de trás do calcâneo, o osso do calcanhar. A patologia apresenta uma evolução benigna, geralmente melhorando com o tempo.

O tratamento é feito com medicação para diminuir a dor e fisioterapia para alongar a cadeia posterior.
Existem diagnósticos diferenciais, por isso a avaliação com ortopedista para firmar o diagnóstico correto e o tratamento adequado é importante.

Dr. Rafael Barban

Médico ortopedista graduado em Medicina na Universidade de São Paulo. Foi médico residente no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IOT – HC – FMUSP).

Recent Posts

Fascite plantar – o que é, causas, sintomas e tratamento

Fascite plantar é a inflamação e degeneração na fáscia plantar do pé. É a causa…

3 dias ago

Cisto Sinovial: o que é, sintomas e diagnóstico

Cisto sinovial, também conhecido como cisto ganglionar, é um nódulo não canceroso preenchido com um…

12 meses ago

Canelite: o que é, causas, diagnóstico, tratamento e prevenção

As dores nas canelas são um problema comum relacionado ao exercício. O termo canelite refere-se…

2 anos ago

Neuroma de Morton – o que é, causas, sintomas e tratamento

O neuroma de Morton é uma condição que pode causar dor no antepé, devido ao…

3 anos ago

Unha Encravada

A unha encravada é uma patologia bastante comum, chegando a 20% dos atendimentos de problemas…

3 anos ago

Hálux varo

Chamamos de hálux varo quando o dedão do pé (o hálux) se distância do segundo…

4 anos ago