A artrose, também conhecida como osteoartrite, é uma lesão na articulação que causa dor, inchaço, diminuição do movimento e grande impacto na função e qualidade de vida.
É uma patologia progressiva, que geralmente evolui gradualmente. Pode acometer qualquer articulação. O tratamento ortopédico visa diminuir a dor e limitação, melhorando a qualidade de vida do paciente.
A osteoartrose do pé é uma situação na qual encontramos degeneração das suas articulações. Degeneração significa que há deterioração gradual da articulação ao longo do tempo, o que no caso da osteoartrose envolve a lesão dos componentes da articulação como a cartilagem, ossos, ligamentos e sinóvia.
A cartilagem um tecido bastante hidratado e liso fica entre duas articulações e atua diminuindo o atrito e amortecendo o impacto entre os ossos, permitindo que a articulação se mova suavemente. Durante nossa vida o uso contínuo do pé pode levar ao desgaste da cartilagem e, quando isso acontece, as extremidades dos ossos atritam uma na outra, causando dor e rigidez.
No pé encontramos 33 articulações. Qualquer articulação pode ser afetada pela osteoartrose, embora algumas sejam mais comumente acometidas como a do hálux.
Essa lesão dos componentes articular no tornozelo que leva a artrose pode acontecer pelo uso normal da articulação ou secundariamente a problemas congênitos ou adquiridos.
Os sinais e sintomas da osteoartrite do pé incluem:
Nos auxiliam a compreender de forma mais objetiva possíveis desalinhamentos dessa região, assim como observar sinais da artrose, como diminuição do espaço articular, aumento do volume ósseo e incongruência articular.
Figuras com osteoartrose do pé de diferentes articulações. Em cima e à esquerda acometimento do hálux. Em cima e a direita uma artrose pós-traumática da articulação subtalar. Abaixo uma artrose acometendo retropé e mediopé por uma deformidade colapsante progressiva do pé.
São exames que mostram de forma pormenorizada a anatomia local e as alterações causadas pela artrose. Em alguns casos podem ser necessárias, não apenas para fazer o diagnóstico, mas para compreendermos o estágio da progressão da doença, a extensão das estruturas acometidas e eventualmente um planejamento cirúrgico.
O objetivo do tratamento é diminuir a dor do paciente. A artrose é uma lesão progressiva da articulação, na qual não há como recuperar as lesões que já ocorreram, mas é possível evitar a piora ou retardar a progressão da piora, melhorando a qualidade de vida do paciente.
A escolha cirúrgica adequada está relacionada a identificação do motivo da dor e da extensão da artrose.
Nos casos de uma artrose leve de uma articulação do pé que possua um volume ósseo que incomoda o paciente (osteofitose – conhecida como bico de papagaio) a simples retirada desse volume trará alívio ao paciente.
Ainda em artroses leves, porém associadas às deformidades, o realinhamento do pé através de cortes ósseos planejados (as osteotomias) pode melhorar a dor do paciente, mantendo o movimento da articulação. É importante lembrar que a artrose é uma doença progressiva e é possível a degeneração progrida ao longo dos anos e novos procedimentos sejam necessários.
Quando o paciente apresenta uma artrose mais extensa, com acometimento moderado ou grave da articulação a artrodese pode ser indicada.
Na artrodese retiramos a cartilagem doente dessa articulação e colocamos os ossos em contato direto, realizamos uma fusão entre eles. Apesar do movimento da articulação manipulada ser eliminado com esse procedimento, ele é bastante efetivo na melhora da dor e na manutenção da função do paciente, com baixas taxas de revisão cirúrgica a longo prazo, restaurando a qualidade de vida do paciente.
Fonte e referências:
Artrose do tornozelo, também conhecida como osteoartrite do tornozelo, é uma lesão na articulação que…
A pele da sola do pé e da palma da mão responde à sobrecarga formando…
Pessoas com pés planos, também conhecido como pés chatos, quando estão em pé não apresentam…
Em 1912, Dr. James Warren Sever descreve uma patologia que causa dor no calcanhar de…
Fascite plantar é a inflamação e degeneração na fáscia plantar do pé. É a causa…
Cisto sinovial, também conhecido como cisto ganglionar, é um nódulo não canceroso preenchido com um…